Recursos
Canais de vídeo, links, arquivos e outros materiais de acesso livre
Canais de Vídeo:
Café Forte Academic Channel - Programação Orientada a Objetos, com atualização regular a partir de Fev/2018. Clique aqui.
Café Forte High School Projects - Projetos dos programas de Ensino Médio da Faculdade de Tecnologia, com atualização sob demanda. Clique aqui.
Café Forte Classroom Support - Mensagens, exercícios e atividades de aula para alunos das minhas disciplinas, com atualização sob demanda. Clique aqui.
Redes Sociais:
Facebook. Clique aqui.
Arquivos, vídeos, links e outros:
Erros em apresentações. Clique aqui.
Checklist para seminários. Clique aqui.
Relatório de Contribuição (útil para professores). Clique aqui.
Obs.: outros critérios são possíveis para o cálculo, de acordo com as prioridades e metodologias adotadas pelo docente.
Disciplinas de graduação ministradas em Inglês. Clique aqui.
Artigo de grande valor para tempos de Ensino Híbrido (isto é, de 2020 em diante...)
Canais de vídeo, links, arquivos e outros materiais de acesso livre
Canais de Vídeo:
Café Forte Academic Channel - Programação Orientada a Objetos, com atualização regular a partir de Fev/2018. Clique aqui.
Café Forte High School Projects - Projetos dos programas de Ensino Médio da Faculdade de Tecnologia, com atualização sob demanda. Clique aqui.
Café Forte Classroom Support - Mensagens, exercícios e atividades de aula para alunos das minhas disciplinas, com atualização sob demanda. Clique aqui.
Redes Sociais:
Facebook. Clique aqui.
Arquivos, vídeos, links e outros:
Erros em apresentações. Clique aqui.
- Eu colecionei ao longo do tempo uma série de erros que os alunos repetidamente cometem ao fazer uma apresentação em público e organizei um conjunto de slides de aula para alertá-los sobre os probelmas. Disponibilizo o material publicamente para quem se interessar. Por gentileza, ao utilizar este material em aulas, apresentações, palestras, trabalhos ou para outros fins, mantenha os créditos de fonte.
Checklist para seminários. Clique aqui.
- Eu preparei um checklist para a preparação de seminários da disciplina correspondente da faculdade; se o tema lhe interessar, assista o vídeo e veja como você pode fazer um bom planejamento e uma preparação adequada da sua apresentação (há pontos importantes a observar!). Descarte as instruções específicas para a turma do 1o. semestre de 2018 (formação de grupos, cadastro na plataforma e sincronização de temas).
Relatório de Contribuição (útil para professores). Clique aqui.
- Eu desenvolvi um modelo de avaliação de trabalhos em grupos em que os esforços individuais de cada participante são tomados em conta, a partir de informações dos próprios alunos. Em resumo, cada grupo entrega, para cada atividade, um Relatório de Contribuição em que indica um percentual de participação de cada aluno, junto a um descritivo desta participação. Eu uso o percentual para atribuir notas individuais a cada um. Assim, se a nota de um trabalho foi, digamos, 7,0, alguns alunos poderão ficar com nota individual maior (8,0, por exemplo) ou menotr (6,7, por exemplo) ou muito menor (zero, quando não ajudou em nada). É importante notar que esta metodologia evita que os participantes distribuam notas para quem pouco trabalhou, pois, ao dar a nota a alguém (percentual de contribuição), ela tem que ser tirada de outrem... Para isto funcionar, é preciso que não seja permitido ao grupo repetir percentuais entre os alunos. A metodologia foi publicada no III Seminário Inovações em Atividades Curriculares: Experiências no Ensino Superior.Avaliação Individual em Projetos de Grupos. 2011. Clique aqui para o resumo.
- A nota individual é calculada da seguinte forma:
Obs.: outros critérios são possíveis para o cálculo, de acordo com as prioridades e metodologias adotadas pelo docente.
- Exemplo: seja um grupo de 5 alunos, com nota 7,0 num determinado trabalho (atribuída pelo professor na correção); para calcular a nota do aluno que contribuiu com 22,0% (dado obtido no Relatório de Contribuição que indica um esforço ligeiramente acima do esperado (100/5 = 20%)), temos: Mínimo(10,0; (5 * 7,0 * (22,0 / 100)) = Mínimo(10,0 ; 7,7) = 7,7. A função de mínimo é importante porque pode haver notas acima de 10,0 na etapa intermediária do cálculo para grupos que tenham tido notas elevadas no trabalho.
Disciplinas de graduação ministradas em Inglês. Clique aqui.
- O vídeo do link é a apresentação oral no Inovações Curriculares de 2017, sobre a viabilidade de ministrar disciplinas em Inglês, comprovada a partir de um experimento na Faculdade de Tecnologia. O vídeo foi gravado com poucos recursos, não se obtendo a qualidade desejada. O trabalho completo foi submetido à publicação na forma de capítulo de livro e deverá ser disponibilizado em breve (final do 2o. semestre de 2018). Veja o vídeo apenas para adiantar o assunto.
- A disciplina TT013 - Redes Compelxas, está sendo ministrada em Inglês, segundo Edital da DERI/Unicamp. São dois oferecimentos, no segundo semestre de 2019 e de 2020.
Artigo de grande valor para tempos de Ensino Híbrido (isto é, de 2020 em diante...)
- Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! Clique aqui.